Inicio O Canil Sobre a Raça Nossos Pointers Ninhadas
Inicio
O Canil
Sobre a Raça
Nossos Pointers
Ninhadas
Contato
Como escolher um Canil



A origem do Pointer Inglês:

O Pointer que conhecemos hoje teve origem na Inglaterra por volta de 1650, a partir de cruzamentos dos antigos Foxhound, Bloodhound, Greyhound.

Segundo William Arkwright, reconhecido como o maior estudioso da raça, o Pointer Inglês originou-se no Oriente, de onde foi levado para a Itália, passando pela Espanha (onde teria desenvolvido sua estrutura de crânio atual) e finalmente, da Espanha para a Inglaterra onde se desenvolveu até atingir sua forma moderna.

No século XIX, foram apresentados em exposições pela primeira vez no intuito de mostrar que bons cães de caça poderiam ser bonitos e bem estruturados. Com o sucesso obtido, em poucos anos a mais importante exposição de cinofilia mundial tinha inscritos mais de 100 Pointers.

No Brasil, o Pointer foi muito usado para caçar perdiz, antes de esta prática ser proibida, por isso, ele ficou conhecido como "Perdigueiro". Desenvolvido e aprimorado para a caça, sua popularidade é enorme nos países onde o esporte é permitido. Na Itália e na Espanha está há anos entre as dez raças mais populares. 


Características do Pointer Inglês:

Pointer traz no nome sua principal característica: encontrar a presa e apontá-la (to point) para o caçador. Para desempenhar bem essa atividade o Pointer possui um faro excepcional e apresenta extrema agilidade, força física e resistência, que lhe permite percorrer grandes distâncias. Além disso, ele precisa estar em total sintonia com o caçador, o que faz do Pointer um excelente cão de companhia. Ele demonstra grande desejo em agradar seu dono. Alegre, dócil e muito resistente, enfrenta bem todo tipo de brincadeira e é extremamente tolerante com as crianças. Muito carinhoso e companheiro, costuma se relacionar bem até mesmo com estranhos.

São cães de pelo curto e simples (uma única camada de pelo), características que facilitam muito sua higiene e limpeza.

Os Pointers são absolutamente dispostos a compartilharem conosco o espaço e lugar que designamos para eles.

"Um Pointer prefere estar conosco em um espaço pequeno do que sozinho em um grande campo aberto."

Apesar de se adaptarem bem a espaços reduzidos e até mesmo a apartamentos, passeios diários e exercícios são fundamentais para garantir um bom desenvolvimento físico e mental de todo cão.

"O Pointer é uma excelente companhia para caminhadas, corridas, trilhas, passeios de bicicleta, à cavalo, entre outros. É um cão que te acompanhará em tudo! Ideal para aqueles que procuram um estilo de vida mais aventureiro e natural, com mais qualidade de vida ao ar livre."
                                                                              (Itakunhã)


Conheça o Padrão Oficial da Raça:




Inicio | O Canil | Sobre a Raça | Nossos Pointers | Ninhadas
Site Map